Domótica

A Domótica é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. O termo “Domótica” resulta da junção da palavra latina “Domus” (casa) com “Robótica” (controlo automatizado de algo). É este último elemento que rentabiliza o sistema, simplificando a vida diária das pessoas, satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança. Quando a domótica surgiu (com os primeiros edifícios, nos anos 80) pretendia-se controlar a iluminação, climatização, a segurança e a interligação entre os 3 elementos.

 

Aplicações da Domótica

A domótica utiliza vários elementos, e uma forma sistémica. Vai aliar as vantagens dos meios eletrônicos aos informáticos, de forma a obter uma utilização e uma gestão integrada dos diversos equipamentos de uma habitação. A Domótica vem tornar a vida mais confortável, mais segura e até mais divertida! Vem permitir que as tarefas mais rotineiras e aborrecidas sejam executadas automaticamente.

O controlo remoto de casas de habitação deixa de ser uma utopia. A domótica permite o acesso às funções vitais da casa, da Internet ou do seu telemóvel.

As suas principais caracteristicas são:

  • Automação, o sistema de irrigação inteligente é uma das mais valias;
  • Iluminação, em que há um controlo da iluminação mais eficiente;
  • Cinema em Casa
  • Som Ambiente
  • Climatização
  • Segurança, onde é possivel efectuar a monitorização de imagens e um maior controlo de acessos;
  • Comunicação, as redes sem fios são uma sem dúvida uma mais valia que estes sistemas possuem;

Casas domóticas, também chamadas "casas do futuro"

Mas como o futuro é hoje está aí à porta, é melhor acostumar-se. As casas do futuro ganharam um cérebro, e atendem pelo terceiro nome de casas inteligentes. O termo domótica, tomado por empréstimo , vem desigar também o conjunto de processos que comandam os chamados veículos inteligentes.

Um video que ilustra o conceito de Dómotica nas habitações.

 

Tópico: Domótica

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário