Robótica

A robótica é a área que estuda o desenvolvimento de sistemas eletromecânicos nos quais intervêm meios e processos informáticos. A construção e programação de robôs implicam o conhecimento de várias áreas, tais como matemática, física, mecânica, informática entre outras.

 

 

 

 

Isaac Asimov (1920-1992), cientista e escritor americano, popularizou o termo robô, no seu livro de fição “I, Robot”. Neste mesmo livro criou as Três Leis da Robótica que regeriam os robôs no futuro, às quais acrescentou mais tarde a Lei Zero.

 

Leis da Robótica:

  1. Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que o mesmo sofra algum mal;
  2. Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando estas contrariam a Primeira Lei;
  3. Um robô deve proteger a sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e/ou a Segunda Leis.

 

Lei Zero: Um robô não pode fazer mal à humanidade e nem, por inação, permitir que ela sofra algum mal.

 

Um robô humanoide é um robô cuja forma é baseada na aparência do corpo humano.

Os humanoides têm sofrido grandes avanços tecnológicos. Em 2011 a Honda Motor Company, Limited apresentou o robô ASIMO com uma série de melhorias. Evolui de uma máquina automática para uma máquina autónoma, com capacidade de tomar decisões baseadas no ambiente envolvente, como por exemplo, o movimento das pessoas, através de sensores.