Aplicações

A robótica tem sido aplicada em diversas áreas: Indústria, Medicina, Exploração Espacial, Educação entre outras. 

 

  • Exploração espacial

Nas missões espaciais são usados robôs de exploração que recolhem imagens e amostras da superfície dos astros por si explorados.

 

A NASA projetou dois robôs Spirit (MER-A) e Opportunity (MER-B) para explorar a superfície do planeta Marte. Foram direcionados para encontrar rochas, pois é nelas que a água pode deixar marcas, seja por erosão, seja por alteração química ou que sirva de meio para que uma rocha sofra transformações.Estes robôs foram projetados para recolher dados durante três meses, mas conseguiram manter-se por mais tempo.

 

O robô Spirit, MER-A (Mars Exploration Rover - A) aterrou no planeta Marte em 2004 e permaneceu ativo até 2010.

 

 

 

Vídeo de um redemoinho de poeira em Marte, fotografado pelo Spirit.O contador no canto inferior esquerdo indica o tempo em segundos após a primeira foto ser tirada em sequência.

    

 

 

 

O robô Opportunity (MER-B) aterrou em Marte, 3 semanas depois do gémeo Spirit(MER-A) e continua ativo. A imagem abaixo é uma das várias imagens de Marte captada pelo robô.

 

 

 

 

 

  • Exploração oceânica

Os robôs submarinos descendo a profundidades impossíveis para o ser humano permitem novas descobertas. O robô Jason filmou a erupção de um vulcão de West Mata, a uma profundidade de 1100 metros, localizado a cerca de 200 quilómetros ao sudoeste do arquipélago de Samoa.

 

 

 

 

 

  • Indústria

O primeiro robô industrial, o Unimate foi produzido pela companhia Unimation, fundada por George Devol e Joseph F. Engelberger em 1956. Este robô foi introduzido nas linhas de montagem de automóveis da General  Motors em 1961.

 

 

Os robôs industriais são utilizados em diversas áreas da produção industrial, nomeadamente automobilística, química, mineração entre outras. A utilização destas máquinas nas linhas de produção permite obter uma produtividade nunca alcançada por um ser humano. Executam tarefas repetitivas, com rapidez e precisão. Os robôs articulados, por possuírem junções com grande flexibilidade, conseguem executar uma grande variedade de tarefas.

 

 

 

 

  • Medicina

As pesquisas sobre sistemas robóticos para auxílio nas cirurgias tiveram início na década de 80, pelo exército americano, para que processos cirúrgicos fossem efectuados em campos de guerra ou locais de risco, sem a presença do cirurgião.

Nas intervenções cirúrgicas são usados robôs de alta precisão. Estes sistemas transmitem imagens 3D do interior do corpo do paciente, que são visualizadas pelo cirurgião que através da consola, controla os braços robóticos. O robô pode operar através de aberturas cirúrgicas menores que a mão humana, com maior firmeza e precisão. O risco de infeção é menor e o paciente recupera mais rapidamente. Na imagem o robôt representado designa-se Da Vinci.

 

 

 

Os robôs são usados também nas simulações por alunos de medicina, pois estão programados para reagir como humanos diante de qualquer procedimento.

 

 

 

  • Educação

A robótica educacional é utilizada para promover o estudo de conceitos multidisciplinares, estimular a criatividade e raciocínio lógico. São utilizados kits didáticos de montagem para a criação de robôs. Inicialmente são montagens simples, que posteriormente vão evoluindo em complexidade, com a incorporação de novos sensores, motores e outras peças. O robô apresentado no vídeo foi construído com um kit Lego Mindstorms NXT.